Imagem, do latim imāgo, é a figura, o aspecto, a representação ou a semelhança de algo. A noção é usada em referência à representação visual que se faz de um objecto através da fotografia, da pintura, do desenho ou de outras técnicas.
Corporativo, por outro lado, diz-se daquilo que pertence ou que é relativo a uma corporação. Este termo (corporação) costuma referir-se a uma empresa de grandes dimensões ou a uma organização composta por pessoas que a governam.
A noção de imagem corporativa, por conseguinte, está relacionada com a representação ou figura de uma grande entidade. O conceito tende a referir-se à forma como os consumidores percepcionam a empresa, associando certos valores à mesma.
A imagem corporativa é composta por diversos elementos vinculados à percepção. Por um lado, é possível distinguir elementos visuais, como um logotipo, uma cor concreta, uma tipografia, etc. Espera-se que as pessoas, ao observarem estas imagens, pensem imediatamente na empresa.
Outros factores que compõem a imagem corporativa são bem mais abstractos e visam criar sensações ou emoções de modo a que as pessoas acabem por os associar à marca. A imagem corporativa de uma empresa, neste sentido, também se compõe das acções solidárias que se fazem num nome desta ou dos eventos que a empresa decide auspiciar.
Convém destacar que, apesar dos esforços próprios de cada empresa, a imagem corporativa também está influída por agentes externos, como os meios de comunicação, os sindicatos ou as organizações não-governamentais que emitem opiniões públicas e que podem incidir na percepção da população.