O conceito de intercepção está associado ao verbo “interceptar”, que significa deter algo no seu caminho; interromper uma via de comunicação; ou apoderar-se de algo antes de chegar ao seu destino. Para alguns dicionólogos, a maneira correcta de se referir à acção e ao efeito de interceptar é interceptação.
Exemplos: “O guarda de segurança encarregou-se da intercepção do ladrão, quem tratou de fugir pela porta principal do estabelecimento”, “A intercepção dos veículos era realizada a escassos metros da ponte que se derrubou”, “O detido tentou enviar um pacote ao seu cúmplice, mas conseguimos a sua intercepção”.
A intercepção é uma acção habitual do futebol americano. Este movimento consiste em cortar ou bloquear um passe que um rival pretendia fazer chegar a um companheiro. Quando um jogador consegue concretizar a intercepção do balão, é hábito que este ganhe a posse do mesmo para a sua equipa.
O mais frequente é que a intercepção se produza quando o passe de um quarterback ou mariscal de campo é apanhado por um jogador da equipa adversária. Esta acção produz uma alteração imediata de posse, uma vez que o defensor que interceptou o passe assume o papel de jogador ofensivo; por conseguinte, tentará avançar com o balão sob o seu controlo para o campo rival.
No âmbito militar, conhece-se como interceptor um tipo de avião concebido para interceptar e destruir aviões inimigos. A principal característica destes interceptores é a alta velocidade que podem alcançar.