Messiânico é um adjectivo que qualifica aquilo que pertence ou que é relativo ao messias ou ao messianismo. O conceito de messias, por sua vez, é usado no âmbito da religião para designar o Ungido (o Filho de Deus ou um homem com o espírito divino) ou na linguagem quotidiana em referência a quem é digno de uma confiança desmedida por parte das pessoas para conseguir um objectivo ou resolver um problema.
O adjectivo messiânico, por conseguinte, pode aplicar-se à pessoa que se declara ou que é considerada como um messias ou um salvador. Exemplos: “As seitas costumam ter líderes com pretensões messiânicas que enganam as pessoas”, “O movimento messiânico não pára de crescer”, “Achamos que o Maestro Brahmalogty é um ser messiânico que nos levará a um mundo melhor”, “Há que ter cuidado com os grupos messiânicos: são perigosos”.
Conhece-se pelo nome de judaísmo messiânico o grupo religioso segundo o qual Jesus de Nazaré é o Messias. Os praticantes (fiéis) consideram-se parte integrante do judaísmo e seguem os preceitos da Torá, embora nenhuma corrente do judaísmo nem o Estado de Israel aceitam os messiânicos já que estes também se regem pelo Novo Testamento. Por isso, alguns grupos cristãos defendem que o judaísmo messiânico é uma forma do cristianismo.
Estima-se que em Israel há cerca de 15.000 integrantes do judaísmo messiânico, um número que ascende aos 250.000 nos Estados Unidos da América. Cabe destacar que esta corrente se divide em vários grupos, como o judaísmo messiânico nazareno e o judaísmo messiânico ebionita.