Previsão é um termo que provém do latim praevisĭo e que se refere à acção e ao efeito de prever (conjecturar o que vai acontecer através da interpretação de indícios ou de sinais; ver com antecipação; preparar meios para futuras contingências).
Exemplos: “A previsão da imprensa era correcta: o namoro do actor com a modelo não durou nem três meses”, “Quem me dera que a tua previsão batesse certo, mas acho que vai ser complicado”, “Este ano, vamos ganhar 100.000 dólares se não falhar a previsão do contador”.
O conceito de previsão é semelhante à ideia de prognóstico (conhecer o futuro através de indícios). As previsões, conseguinte, são usadas na meteorologia para indicar como vai estar o clima nos dias seguintes segundo as conclusões da análise das condições atmosféricas.
Isto significa que os especialistas, ao estudarem as imagens por satélite, os ventos, a temperatura e outros dados, podem prever se num determinado território irá chover, estar sol, nevar, etc.: “As previsões meteorológicas antecipam dias cheios de sol para o Rio de Janeiro”, “Se as previsões do tempo estiverem certas, amanhã poderemos ir à praia para desfrutarmos do sol”.
Uma previsão também pode ser um palpite ou uma conjectura sobre um determinado evento. Nos dias anteriores à entrega dos Prémios Óscar, os jornalistas especializados fazem as suas previsões sobre quem serão os vencedores (“A previsão de John Volskty indica que a obra do realizador francês vencerá um óscar na categoria Melhor Filme”).