Meridiano é um termo que deriva do latim meridiānus e que se refere àquilo que pertence ou que é relativo à hora do meio-dia. Por extensão, o conceito é usado como adjectivo para mencionar algo que seja muito luminoso ou claríssimo.
Os meridianos, por outro lado, são os círculos máximos da esfera terrestre que passam pelos pólos. Pode dizer-se que os meridianos são linhas imaginárias, que se utilizam para determinar o horário (ou o calendário).
O meridiano de base a partir do qual se medem as longitudes é o meridiano de Greenwich. Esta circunferência imaginária une os pólos pelo antigo observatório astronómico da cidade inglesa de Greenwich, o qual foi adoptado como referência em 1884.
De Norte a Sul, o meridiano de Greenwich atravessa o Reino Unido, a França, a Espanha, a Argélia, o Mali, o Burkina Faso, o Togo e o Gana.
O meridiano que passa pelo ponto em que se encontra um observador recebe o nome de meridiano local. Este meridiano pode dividir-se em duas semicircunferências pelo eixo de rotação da Terra: o meridiano superior (PM) e o meridiano inferior (AM).
O tempo solar é a medida de tempo que se baseia no movimento aparente do sol sobre o horizonte. Quando o sol passa pelo meridiano, alcança o seu ponto mais alto no céu, momento que define o meio-dia.