Conversa é a acção e o efeito de falar entre uma ou mais pessoas, uma(s) com a(s) outra(s). O termo deriva do latim conversa e costuma ser utilizado como sinónimo de diálogo ou conversação. Exemplos: “O governador teve uma longa conversa com o pai da vítima e prometeu que iria encontrar os culpados”, “Ontem, ouvi uma conversa no comboio onde uma mulher dizia a outra que o presidente se iria demitir”, “Importa-se de aguardar lá fora um minuto, por favor? Estamos numa conversa privada”.
A conversa supõe uma comunicação através de algum tipo de linguagem (oral, gestual, escrita, etc.). Implica uma interacção onde duas ou mais pessoas constroem de forma conjunta um texto (ao contrário do monólogo).
O contexto em que se desenvolve uma conversa determina as suas características. Uma conversa informal costuma girar em torno de vários temas, sem qualquer organização prévia. Uma conversa formal, no entanto, requer um certo protocolo.
As saudações costumam ser o ponto de partida de uma conversa. Depois, chegam as perguntas (frases interrogativas), já que a conversa é levada a cabo com o objectivo de obter algum tipo de informação. De qualquer forma, também há conversas onde o principal motivo é transmitir informações sem haver perguntas pelo meio.
Entende-se por tom da conversa a intensidade ou o ênfase do diálogo. Uma conversa subida de tom é aquela em que os participantes discutem ou gritam para defenderem a sua posição. Há que ter em conta que uma conversa pode recorrer a diferentes tons antes de acabar.