Uma vertente é um declive ou um lugar por onde corre a água. Costuma tratar-se de uma superfície topográfica inclinada, que se encontra entre pontos altos (como cumes, picos ou crestas) e baixos.
A vertente pode ter diferentes perfis, dependendo da acção da erosão e das características rochosas do terreno. A altura, o desnível, a superfície, a vegetação e a exposição ao sol variam de uma vertente para outra.
Tendo em conta a sua localização geográfica entre montanhas, os vales costumem ter vertentes. É habitual os rios e os riachos fluírem pelas vertentes, permitindo que as populações locais aproveitem a água.
Uma bacia vertente (igualmente conhecida como bacia hidrográfica) é um conjunto de vertentes que desaguam através de um mesmo elemento (como um rio, um lago ou um mar). Estas bacias podem dividir-se em três secções: a bacia superior (o lugar onde nasce o rio ou a fonte de água em questão), a bacia média (onde existe um equilíbrio entre o material sólido que arrasta a corrente e a água da vertente) e a bacia inferior (o material extraído da bacia superior deposita-se no cone de dejecção).
Entre os tipos de bacias, destacam-se as bacias endorreicas (que desembocam em lagos ou em lagoas sem saída para o mar), as bacias exorreicas (que drenam as suas águas para o oceano) e as bacias arreicas (as águas filtram-se ou evaporam-se antes de entrar numa rede de drenagem).
Convém destacar que o conjunto de bacias vertentes que desaguam no mesmo mar se chama bacia hidrográfica.