Conhece-se por página web qualquer documento que faça parte de um sítio web e que costuma conter ligações (igualmente chamadas hiperligações ou links) para facilitar a navegação entre os conteúdos.
As páginas web são desenvolvidas com linguagens de marcação como o HTML, as quais podem ser interpretadas pelos navegadores. Desta forma, as páginas podem apresentar informação em diferentes formatos (texto, imagens, sons, vídeos, animações), estar associadas a dados de estilo ou conter aplicações interactivas.
É possível distinguir as páginas web estáticas (cujos conteúdos são predeterminados) e das páginas web dinâmicas (que geram conteúdos no momento de solicitar informação a um servidor da web através de linguagens interpretadas como JavaScript).
Um conjunto de páginas web, por conseguinte, forma um sítio web. As páginas costumam estar reunidas sob um domínio comum para que o sítio em questão seja acessível a partir de uma mesma direcção na Internet.
A imensa totalidade de páginas que formam os sítios web dão lugar àquilo que se conhece como World Wide Web, Web, Rede ou, simplesmente, Internet, que é o universo virtual onde está reunida a informação digital do ciberespaço (espaço virtual).
Por exemplo: A NBA.com é o sítio oficial da National Basketball Association (NBA). A sua direcção ou URL é http://www.nba.com. Dentro deste mega sítio, existe uma grande quantidade de páginas web. Cada equipa tem o seu próprio sítio que, por sua vez, alberga as páginas web de cada um dos jogadores da liga. As notícias, as estatísticas e a informação multimédia também ocupam várias páginas dentro da NBA.com.