Medida é a acção e o efeito de medir (comparar uma quantidade com a sua unidade ou algo não material com outra coisa; moderar as acções ou as palavras). Pode-se tratar, por conseguinte, do resultado de uma medição. Exemplos: “A mesa tem uma medida de oitenta centímetros de comprimento por cinquenta centímetros de largura”, “Gosto imenso deste móvel, mas, olhando para as suas medidas, não me parece que caiba na minha cozinha”, “Por favor, tira a medida desta mesa para ver quanto é vamos precisar de cortar”.
Uma medida também pode ser uma disposição, uma norma ou uma decisão: “A medida do governo arrasou com os empresários”, “O presidente da câmara planeia decretar uma medida para regulamentar o trabalho dos vendedores ambulantes”, “O chefe comunicou-me a medida: não concorda com a mesma, mas cabe-me respeitá-la.”.
A correspondência de algo com outra coisa é outra acepção do conceito: “Vamos prescrever uma medicação por medida que reduza a infecção”, “À medida que os treinos vão avançando, o rendimento da equipa é cada vez melhor”, “O trabalho é pago à medida que recebemos os envios”.
Medida pode ser, por outra lado, o grau ou a intensidade de algo: “Não entendo em que medida isso nos possa vir a prejudicar”, “Teríamos de analisar qual é a medida do director para tomar uma decisão semelhante”.
A moderação ou a prudência (sensatez) no comportamento ou na expressão também se considera medida: “Astuto, o futebolista falou com medida, procurando assim evitar a polémica”.