Pode-se entender que um problema é uma dificuldade que impede o desenvolvimento normal de uma acção ou de uma actividade. Os problemas, por conseguinte, requerem uma solução para que a pessoa que os enfrenta possa cumprir com os seus objectivos.
Económico, por outro lado, é um adjectivo que está relacionado com a economia. Este conceito (economia), por sua vez, refere-se à administração de recursos escassos para satisfazer necessidades infinitas. A economia pode entender-se como a troca de bens e serviços, desenvolvido geralmente no âmbito do mercado.
Com estas noções esclarecidas, podemos aprofundar a ideia de problemas económicos. Este tipo de problemas é associado aos conflitos que sofre uma pessoa ou uma entidade para obter recursos económicos que lhe permitam cobrir as suas necessidades.
Os problemas económicos podem ser bastante diversos e de diferentes escalas. Suponhamos que um homem que tem uma família a seu cargo, é despedido do seu emprego. Enquanto não arranjar um novo trabalho, começará a ter problemas económicos, uma vez que não receberá rendimentos para cobrir as despesas. Esses problemas podem reflectir-se na falta de dinheiro para comprar alimentos, pagar os estudos dos seus filhos, etc.
Uma empresa, por sua vez, pode sofrer problemas económicos quando caem as suas vendas. Os recursos que gera, desta forma, tornam-se insuficientes para pagar os salários, fazer investimentos ou gerar ganhos para os donos.
Inclusive um país pode ter problemas económicos quando a sua economia não consegue produzir os recursos de que precisam os seus habitantes para viver dignamente e que requer o Estado para oferecer os seus serviços.