Um navio é um tipo de embarcação. Estes barcos dispõem da estrutura necessária para fazer viagens extensas.
Os navios, por conseguinte, são embarcações que têm uma ampla coberta, são resistentes, têm uma boa estabilidade e podem navegar a grande velocidade. Isto permite-lhes realizar navegações que se estendem durante um período de tempo considerável.
Exemplos: “Na década de 1940, o escritor partiu de navio para a Europa e regressou para a sua terra natal quinze anos mais tarde”, “A tragédia ocorreu quando o navio impactou contra uma plataforma petroleira”, “O carregamento já está em cima do navio e chegará amanhã ao destino”.
De acordo com a sua finalidade, existem diferentes tipos de navios. O navio mercante é aquele destinado a transportar mercadorias ou passageiros. Dentro deste amplo grupo é possível designar os navios petroleiros (acondicionados para transladar petróleo e diversos produtos que derivam deste), os navios de carga geral (transportam todo o tipo de mercadorias, incluindo contentores que distribuem ao longo da coberta) e os navios de passageiros (como os cruzeiros e outros barcos turísticos).
Os navios de guerra, por sua vez, são barcos concebidos e fabricados para serem usados em confrontos bélicos. Têm armamentos e a sua estrutura está reforçada para resistir a ataques. Ao estalar uma guerra, porém, é possível que um navio mercante seja equipado com armas e, deste modo, passe a converter-se num navio de guerra adicional para apoiar a Armada de um país.