Estatal é um adjectivo que se aplica para se referir àquilo que está associado ao Estado, entendendo-se o Estado como a estrutura formada por todas as instituições encarregadas de guiar o funcionamento de uma comunidade dentro de um determinado território.
Os governantes são aqueles que dirigem as entidades do Estado de acordo com os seus princípios ideológicos. Numa sociedade democrática, aqueles que chegam ao governo são eleitos pelo voto dos cidadãos em eleições livres.
Estatal, definitivamente, é tudo aquilo que se encontra sob o controlo do Estado. Desta maneira, é possível falar de diversas instituições ou dimensões estatais. Uma delas é a educação estatal, que é dada nas escolas e universidades públicas e que costuma ser de acesso gratuito.
As escolas estatais, deste modo, são financiadas pelo Estado. Diferente é o caso das escolas privadas, que funcionam como empresas (procuram obter lucros) e que cobram pelos seus serviços educativos.
Um hospital estatal, por sua vez, é um centro de saúde financiado por dinheiros públicos e geridos pelas autoridades do Estado. Estes hospitais, da mesma forma que as escolas do mesmo estilo, são gratuitos e atendem toda a população, sem discriminação. Há, porém, clínicas e sanatórios privados que cobram pelo atendimento (pelas consultas).
É evidente que o adjectivo estatal pode aparecer nos mais diversos contextos, embora sempre com o mesmo significado. Exemplos: “A empresa melhorou a sua rentabilidade graças à gestão estatal”, “O presidente anunciou a construção de uma fábrica estatal de aviões”, “Os meios de comunicação estatais costumam ser demasiado condescendentes com o governo em funções”.