Prédio é um termo com origem etimológica vocábulo no latim praedĭum. No sentido mais amplo, um predio es una pertenencia inmueble de una cierta extensión superficial. Puede decirse, por lo tanto, que los predios son tierras o terrenos delimitados.
Exemplos: “As autoridades planeiam construir um hospital no prédio onde funcionava o antigo aeródromo”, “O João comprou um prédio de 100 hectares na Patagónia”, “Vamos festejar o nosso casamento no prédio que os meus pais têm em São Agostinho”.
Em geral, um prédio (ou finca) é uma extensão de terra. Ao longo da história, associado a posse de terra com a riqueza, pelo que contar com um prédio de grandes dimensões costuma equivaler a ser rico. O valor do prédio, porém, depende diversos factores, como a sua capacidade produtiva (que quantidade de dinheiro pode-se obter ao explorar comercialmente o terreno).
Os prédios podem delimitar de diversas formas: com alambrados, cercos, etc. O elemento jurídico que fixa os limites de um prédio e que deixa assentada a sua propriedade conhece como escrita.
Actualmente, és possível classificar os prédios de maneira segundo a sua localização. Um prédio urbano é aquele que se encontra num sítio povoado, ao passo que um prédio rústico está situado nos arredores e, em geral, destina-se a tarefas rurais.
Os prédios também podem definir-se ou classificar-se de acordo com o seu uso. Neste sentido, pode falar-se de prédio desportivo (“O torneio desenvolverá no prédio desportivo do Clube Primavera”), prédio de feiras (“A exposição teve lugar no prédio de feiras do centro”) ou outros tipos de prédio.