Um bungalow é uma espécie de cabana ou de casa de dimensões reduzidas que, por norma, está orientada para o turismo. Trata-se de construções simples, de um único andar ou piso, que dispõe de comodidades básicas.
Exemplos: “Reservei um bungalow em frente ao mar para passar as férias de Verão”, “O meu avô vive nas serras e tem um complexo de bungalows”, “Acho que ficará mais barato alugarmos um bungalow do que ficarmos num hotel”.
Pode-se dizer que um bungalow é uma casa um tanto rústica. É frequente construir-se em zonas turísticas naturais, como uma Praia, uma serra ou um bosque. Tendo em conta o seu design, o bungalow procura a practicidade, carecendo de espaços supérfluos. Um bungalow turístico, para além da quantidade de camas que apresenta, tem uma cozinha e uma sala de banho para além de móveis, televisão e outros aparelhos ou electrodomésticos.
Num sentido mais vasto, um bungalow pode ser qualquer casa com as características mencionadas, inclusive se é de uso permanente (isto é, uma residência fixa). Os bungalows são habituais na periferia de certas cidades dos Estados Unidos, sendo escolhidos por pessoas idosas para gozarem a sua reforma (sobretudo porque, ao apresentar todas as instalações em planta baixa, são construções cómodas para aqueles que têm problemas de deslocamento).