Interceder, do latim intercedĕre, é a acção de falar a favor de alguém para o livrar de um problema ou para lhe procurar um bem.
Exemplos: “Podes fazer-me o favor de interceder face ao pai? Queria que ele me emprestasse o carro esta noite e não o consigo convencer”, “Não te preocupes, vou interceder junto do gerente da empresa para que a sanção deixe de ter efeito”, “O intendente prometeu interceder perante a companhia com a intenção de evitar os despedimentos”.
Ao interceder, uma pessoa tenta conseguir um benefício para outro sujeito. Pode tratar-se de uma acção solidária ou de uma conduta com vista na recompensa posterior. Se um adolescente quiser obter a permissão do seu pai para sair à noite à discoteca e pedir à mãe que interceda, esta irá ajudá-lo sem exigir nada em troca. Peguemos num exemplo diferente em que um homem intercede perante o seu chefe para contratar o seu primo, mas que depois pede ao seu familiar uma percentagem do seu salário.
A acção de interceder também pode ocorrer de um modo mais complexo, envolvendo organizações ou entidades. O governo de um país, por exemplo, pode interceder perante a ONU para pedir que se levante a sanção a uma nação vizinha e amiga.
Para a religião, interceder é colocar-se no lugar do outro. Os sacerdotes, neste sentido, dedicam a sua vida à intercessão, já que oram para o próximo. Quem intercede, por conseguinte, actua como elo entre o homem e Deus.