Imediato é um adjectivo que tem a sua origem no vocábulo latino immediātus. O termo é usado para evocar algo que acontece de seguida, no próprio momento ou instante, sem demoras, ou aquilo que é bastante próximo ou contíguo a algo ou a alguém.
Exemplos: “Depois de receber o aviso, o polícia correu de imediato até à casa para ajudar as vítimas”, “A queda da célebre actriz provocou a assistência imediata do público, que a ajudou a levantar-se”, “Ontem à noite, houve um incêndio no local imediato, pelo que ainda se consegue sentir o cheiro a fumo aqui”.
A imediatez, por conseguinte, pode ser uma questão temporal. Não existe uma definição precisa de imediato, pois associa-se àquilo que acontece sem demora. Se uma mulher se queimar a cozinhar e, nesse mesmo momento, decide ir ao hospital, pode-se dizer que saiu à procura de assistência médica imediata. Porém, se preferir acabar de cozinhar e comer antes de ir ao médico, a sua reacção à queimadura não terá sido imediata.
A utilização do conceito de imediato em referência à proximidade física costuma ser mais exacta, uma vez que permite indicar contiguidade. Uma loja é imediata a outra quando está ao lado: se houver outras três lojas no meio, pode dizer-se que é próxima, mas não imediata.
Em grandes distâncias, no entanto, o significado é ampliado. É possível dizer que uma cascata é imediata a um riacho ainda quando esteja a várias centenas de metros de distância, já que não há outra atracção ou acidente geográfico situado entre ambos.