Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de laceração

$
0
0

Laceração, do latim laceratĭo, é a acção e o efeito de lacerar. Este verbo refere-se a lastimar, ferir, magoar, danificar, vulnerar ou afligir. Pode usar-se, por conseguinte, em sentido físico (uma ferida concreta e corporal) ou em sentido figurado (uma ferida emocional).

Exemplos: “Os médicos disseram que é uma laceração importante que irá demorar bastante a sarar”, “A laceração produzida pelo golpe obrigou-nos a dar sete pontos de sutura à vítima”, “O que mais dói são as lacerações da alma”.

Pode definir-se a laceração como uma ruptura que se produz na pele. Essas rupturas podem ser menores ou graves. As lacerações menores implicam pouca dor e sangramento, sem entumecimento nem formigueiro na zona. Este tipo de feridas costuma sarar em pouco tempo, sem necessidade de recorrer a um médico.
As lacerações mais importantes, por sua vez, incluem um sangramento abundante e doem bastante. Às vezes, podem ver-se tendões ou ossos através da ferida. Nestes casos, são necessários cuidados médicos urgentes.

Quando se sofre uma laceração menor, é importante limpar a ferida com água tépida e sabão. Depois, deve-se aplicar uma pomada ou tomar um antibiótico e, por fim, cobrir a laceração com uma gaze esterilizada.

A laceração também pode ser metafórica, quando se sofre uma dor profunda na alma: “Cada palavra tua produz uma laceração no meu espírito: peço-te que pares com isso”, “Nunca perdoarei as lacerações emocionais que causaste ao meu filho”, “As feridas no rosto vão sarar rapidamente, mas não as lacerações produzidas na profundidade do meu ser”.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441