Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de prolífico

$
0
0

Prolífico, do latim proles, é um adjectivo que evoca quem tem a virtude de gerar (ou fecundar). O termo também é usado para se referir au autor ou criador de muitas obras e coisas.

Exemplos: “A galinha é um animal muito prolífico, já que põe muitos ovos”, “Não sou um escritor prolífico, pois só publiquei três livros em dez anos”, “O cantor uruguaio é um dos artistas mais prolíficos da actualidade, já que edita pelo menos um disco por ano”.

A quantidade de criações que justifica chamar alguém como sendo prolífico não é exacta e depende do âmbito ou do contexto. Uma banda de música que apresenta um disco por ano será considerada prolífica, ao passo que um actor que participa de alguma obra (seja televisiva, teatral ou cinematográfica) com a mesma frequência é provável que não seja qualificado da mesma forma. Espera-se que o actor tenha continuidade para com o público, ao passo que um grupo musical pode editar um disco de tempos a tempos mas manter-se activo de diversas maneiras (com concertos ou participando em projectos que não se realizam na presença das pessoas, como a própria gravação de um álbum, por exemplo).

É importante destacar que o prolífico nem sempre é positivo, já que a quantidade, muitas das vezes, pode comprometer a qualidade. É provável que um romancista que invista três anos de trabalho para a criação de um livro apresente uma obra de maior mérito literário que outro que só dedica dois meses à escrita de uma publicação de extensão semelhante.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441