Editor, do latim edĭtor, é aquele ou aquilo que edita. O verbo editar, por sua vez, refere-se ao acto de publicar uma obra através de algum suporte ou de corrigir e adaptar uma obra de acordo com certas regras e normas.
Um editor, por conseguinte, pode ser uma pessoa que se dedica a publicar um jornal, uma revista, um livro, etc., por meio de uma impressora ou outro procedimento com a intenção de multiplicar os exemplares. Exemplos: “Já entreguei o manuscrito ao meu editor”, “O escritor de Córdoba mantém uma relação tensa com o seu ex-editor”, “O meu pai escreveu dois romances, mas não encontra um editor que queira promover o seu trabalho”.
O editor também pode ser o sujeito que se dedica a adaptar e a corrigir um texto: “Envia os conteúdos ao editor para podermos enviar tudo para a gráfica o quanto antes”, “O editor está contente porque não precisa de fazer grandes alterações às minhas notas”, “Dou muitos erros ortográficos, nunca poderia trabalhar como editor numa revista”.
No âmbito da informática, um editor é um programa (software) que permite corrigir, criar, armazenar, etc. algum tipo de arquivo. Um editor de imagens, neste sentido, é o programa que possibilita modificar fotografias, imagens e conteúdos semelhantes: “A foto que fizemos na porta do teatro saiu bastante escura: teremos que acertar detalhes com o editor”, “Não gosto que alterem o corpo das modelos com editores de imagem”.
Outros tipos de editores informáticos são os editores de texto, os editores de páginas web e os editores de áudio.