Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de inusitado

$
0
0

Do latim inusitātus, inusitado é um adjectivo que se utiliza para qualificar aquilo que é inabitual, bizarro, insólito ou pouco usado. Ora, inusitado é algo que é pouco frequente.

Exemplos: “Este fabricante de móveis oferece criações inusitadas que conseguem surpreender os consumidores”, “A modelo exibiu uma cor de cabelo inusitado para o seu caso”, “Houve uma trovoada inusitada por estas terras”.

Tudo aquilo que é raro, extravagante ou inverosímil pode qualificar-se de inusitado. Se nevar na Patagónia, ninguém poderá afirmar que se trata de um fenómeno surpreendente, já que, tendo em conta as condições climáticas e a localização geográfica da região, as quedas de neve são habituais no Inverno. Porém, se nevar em cidades como Montevideo ou Buenos Aires, estaremos perante algo inusitado, pois não é hábito acontecer.

Numa pessoa que se caracteriza pela sua parcimónia e serenidade, uma atitude impulsiva e intensa será considerada inusitada. Poderia ser o caso se a pessoa em questão responder com gritos ou insultos a uma pregunta ou se bater em alguém no meio de um ataque de fúria.

Inusitado também pode ser algo extraordinário (fora do comum em termos de qualidade, quantidade ou tamanho) ou algo gigantesco. Se a selecção venezuelana de futebol se classificar a uma Copa do Mundo, poderá dizer-se que é um feito inusitado, uma vez que, até ao momento, a equipa nunca conseguiu esse objectivo. Já o mesmo não se pode dizer em relação à Argentina ou ao Brasil, pois são selecções sul-americanas habituadas a participar nos campeonatos mundiais de futebol.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441