Coro, do latim chorus (embora a sua origem mais remota seja remetida para a língua grega), é o conjunto de pessoas que, numa função musical, cantam uma mesma peça em simultâneo.
Exemplos: “A Valéria canta no coro da igreja”, “O artista canadense chegou ao país com os seus músicos e um coro de dez integrantes”, “Depois da introdução instrumental, o coro deverá começar a cantar a primeira estrofe”.
O coro, por conseguinte, é o agrupamento vocal que interpreta uma peça de forma coordenada. Habitualmente, o coro é formado por diversos tipos de vozes (isto é, vozes com diferentes registos ou timbres).
Num coro profissional, a soprano assume a melodia principal, sendo acompanhada por mezzo-sopranos, contraltos, tenores, barítonos ou baixos. A formação mais habitual de um coro inclui sopranos, contraltos, tenores e baixos.
É possível classificar o coro de diversas formas. Um coro a capella é aquele que é cantado sem acompanhamento instrumental, ao passo que o coro concertante é acompanhado por instrumentos.
Dependendo dos seus integrantes, o coro pode ser um quarteto vocal misto (com quatro cantores, um por tessitura), um octeto (um quarteto misto duplicado), um coro de câmara (entre dez a vinte cantores) ou um coro sinfónico (com mais de vinte integrantes).
Coro também é uma peça musical com melodias diatónicas e ritmos simples ou um canto monódico que se desenvolve na liturgia das igrejas (como o canto gregoriano). Este termo, por outro lado, é utilizado em referência ao fragmento de uma canção interpretado por um grupo de vozes (“A estrutura do tema inclui três estrofes, um coro, outras três estrofes e a repetição do coro”).