Adjectivo, do latim adiectīvus, é uma classe de palavras que qualifica ou determina um substantivo. Os adjectivos cumprem com a sua função especificando ou ressalvando propriedades que são atribuídas ao substantivo em questão.
Os adjectivos qualificativos são os mais frequentes, pois assinalam a qualidade do substantivo, seja concreta ou abstracta. Por exemplo: “O carro é azul” compreende um adjectivo qualificativo (“azul”) que se refere a uma característica concreta (a cor do “carro”). Por sua vez, a expressão “O carro é horrível” indica uma qualidade abstracta e subjectiva (“horrível”).
Por norma, os adjectivos qualificativos permitem responder à pergunta “Como é?” o substantivo. No nosso exemplo anterior: “Como é o carro? O carro é azul”, “Como é o carro? O carro é horrível”.
Essa pergunta pode ser respondida com mais de um adjectivo qualificativo: “Como é o carro? O carro é azul, grande, antigo e horrível”.
Os adjectivos qualificativos podem dividir-se em especificativos (quando a qualidade expressada é necessária para entender o sentido da oração: “Amanhã, vou ensaiar com a guitarra vermelha”) ou explicativos (a qualidade não é imprescindível para compreender a oração, uma vez que o adjectivo é usado como um recurso expressivo: “Neste momento, estou a contemplar o majestoso oceano”).
No nosso idioma, os adjectivos devem fazer concordância com o substantivo em género e em número. O adjectivo qualificativo, no seu uso habitual, coincide com o substantivo (se o substantivo é masculino, o adjectivo é masculino: “O cão é lindo”). Se o adjectivo qualifica mais de um substantivo, deve usar-se no plural (“Os filhos do Carlos são loiros”). Por fim, quando o adjectivo qualifica vários substantivos de género diferente, deve-se aplicar o masculino (“As calças e o casaco são modernos”).