Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de mérito

$
0
0

Mérito, do latim merĭtum, é a acção que torna uma pessoa digna de ser recompensada ou, pelo contrário, castigada, consoante o caso. O mérito é aquilo que justifica um reconhecimento (ou um feito) ou que explica um fracasso.

Exemplos: “O atacante teve mérito suficiente para ser tido em conta pelo treinador da selecção”, “Comprar um carro de luxo antes de comprar casa não me parece um mérito”, “Se quiseres chegar à gerência desta empresa, tens de ter méritos que justifiquem a tua promoção”, “Parabéns, ganhaste a confiança dos teus companheiros por mérito próprio!”.

Pode entender-se como mérito o resultado das boas acções de uma pessoa. O mérito, neste sentido, converte o sujeito em digno de apreço. O talento, o esforço, o êxito profissional e a solidariedade são algumas questões meritórias.

No entanto, triunfar graças aos favores (as chamadas “cunhas”) de outras pessoas, a mentira, o engano e o egoísmo não são considerados como aspectos de mérito, mesmo que o sujeito em questão consiga cumprir com os seus objectivos ou superá-los graças a estes recursos.

O mérito também é aquilo que confere valor às acções ou às coisas. Concluir um curso universitário e obter um título profissional é sempre algo meritório. Mas se a pessoa que conseguir isso, ainda tiver um emprego (trabalhar de dia e estudar à noite, por exemplo) e uma família a sustentar, o feito tem ainda mais mérito.

Num sentido semelhante, uma equipa de futebol que se consagra campeã de um torneio tem grande mérito. Então, tratando-se de uma equipa cujo orçamento é um dos mais baixos, o mérito ganha ainda mais relevo.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441