Postura, do latim positūra, é a posição adoptada por alguém a uma determinada altura ou relativamente a algum assunto. Num sentido físico, o conceito de postura está associado à correlação entre as extremidades e o tronco e as posições das articulações.
O adjectivo corporal, por sua vez, qualifica aquilo que pertence ou que é relativo ao corpo (o conjunto dos sistemas orgânicos que constituem um ser vivo).
A postura corporal, portanto, é a posição do corpo humano. Decúbito supino (deitado de barriga para cima), decúbito prono (deitado de barriga para baixo), decúbito lateral (de lado) e inclinado são alguns dos nomes técnicos que recebem certas posições corporais.
Tendo em conta que o corpo humano pode adoptar uma infinidade de posturas, é possível falar de certas posturas corporais desejadas ou benéficas. Considera-se que uma boa postura corporal é toda aquela em que o corpo se mantém erguido e com as costas direitas, o que permite ter uma oxigenação adequada e evitar os problemas de coluna e dos músculos.
O corpo excessivamente inclinado para a frente, no entanto, dificulta a respiração, comprime os órgãos da digestão e pode provocar problemas como escoliose ou lumbago.
Manter as costas erguidas também é importante para ter uma boa postura corporal quando a pessoa se encontra sentada (por exemplo, em frente ao monitor do computador).
A postura corporal correcta, em suma, implica a alienação simétrica e proporcional dos segmentos corporais em volta do eixo da gravidade. Deste modo, o sujeito não exagera a curva lombar, dorsal ou cervical, desde que conserve as curvas fisiológicas normais da coluna vertebral.