Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de espaço urbano

$
0
0

O espaço (do latim spatĭum) é a extensão que contém a matéria existente, a parte que ocupa um objecto sensível e a capacidade de um terreno. Este termo, de qualquer forma, admite muitas outras acepções.

O adjectivo urbano, por sua vez, refere-se àquilo que pertence ou que é relativo à cidade (a área de alta densidade populacional cujos habitantes não costumam dedicar-se a tarefas agrícolas). Apesar de não haver uma única definição, é hábito considerar-se que a cidade é uma aglomeração de mais de 5.000 habitantes, em que menos de 25% dos habitantes se dedicam à agricultura.

O espaço urbano, por conseguinte, é o centro populacional e a paisagem própria das cidades. A noção é bastante usada como sinónimo de meio urbano ou área urbana.

À semelhança do que acontece com a definição de cidade, não existe um significado preciso e unívoco de espaço urbano. Regra geral, seguem-se certos critérios numéricos (por exemplo, o espaço urbano pode ser a área onde vivem mais de 10.000 habitantes), embora também seja possível fazer a distinção segundo critérios funcionais (a maior parte da população dedica-se a actividades não-agrícolas).

Pode-se dizer que as características próprias do espaço urbano são o elevado número de habitantes com alta densidade populacional, a presença de uma grande variedade de infra-estruturas e o desenvolvimento dos sectores económicos secundário e terciário.

Contudo, o crescimento das cidades faz que, muitas das vezes, seja difícil estabelecer um limite geográfico ou uma divisão entre o espaço urbano e o espaço rural, já que a periferia urbana tende a expandir-se cada vez mais.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441