Notificação é a acção e o efeito de notificar (um verbo que deriva do latim notificāre e que significa comunicar formalmente uma resolução ou dar uma noticia com um certo propósito).
O conceito também é utilizado para designar o documento em que se faz constar a resolução comunicada. Por exemplo: “Acabo de receber uma notificação da empresa onde anunciam um corte nos salários”, “Nunca cheguei a receber a notificação do corte do serviço”, “Ao ler a notificação que estava em cima da mesa, a Luísa desatou a chorar”.
A noção de notificação, por conseguinte, está vinculada a uma comunicação ou um aviso. Ao enviar uma notificação, uma empresa, uma organização ou uma pessoa pretende deixar assentada determinada decisão que se tenha tomado ou que se irá tomar no futuro. Quem acusa recepção da notificação não pode alegar posteriormente que não estava a par da situação.
Uma notificação judicial, por outro lado, é um acto de comunicação de um tribunal. Este documento deve ser entregue à pessoa ou ser publicado através de um edicto para que o destinatário tenha conhecimento do lugar, da data e da hora em que se deve apresentar para prestar declarações ou intervir por uma causa judicial.
No âmbito da informática, as notificações estão relacionadas com alertas que emitem certos programas ou serviços para avisar o utilizador de algo: “Uma notificação da Microsoft avisou-me que a minha cópia do Windows não era legal”, “Tem cuidado com essa página, apareceu-me há pouco uma notificação alertando sobre uma possível infecção de vírus”, “Há muito que não usava este perfil: tenho cinco notificações de pessoas que me quiseram adicionar aos seus contactos”.