Antes de abordarmos o termo “acrópole”, convém conhecer a sua origem etimológica. Neste sentido, deve-se determinar que é uma palavra de origem grega, “akropolis”, que se pode traduzir por “lugar fortificado na zona mais alta da urbe” e que é fruto da soma de duas partes diferenciadas:
-O substantivo “akros”, que é equivalente a “altura”.
-A palavra “polis” que é sinónimo de “cidade”.
Acrópole é una conceito que alude ao lugar de uma cidade que se encontra mais elevado. A noção era usada na Grécia Antiga para denominar o sítio de uma localidade situado a maior altitude e amuralhado ou protegido através de uma fortaleza.
Era habitual que os Gregos, os Romanos e outros povos antigos começaram a desenvolver as suas cidades em terrenos elevados que lhes facilitavam a sua defesa. Esse espaço, chamado acrópole, era o ponto de partida para o crescimento da zona urbana.
Na acrópole construíam-se edifícios e estruturas mais importantes, como o ágora (a praça) e diversos templos. Por isso, a acrópole albergava os encontros mais relevantes da cidade.
A acrópole de Atenas, que faz parte do Património da Humanidade que elabora a UNESCO, é a acrópole mais conhecida. Encontra-se a 156 metros de altura e começou a construir-se vários séculos antes de Cristo. Hoje, esta acrópole alberga ruínas bastante importantes a nível histórico, como o Panteão, o Teatro de Dionísio e o Templo de Atenea Niké, que também são grandes atractivos turísticos.
É conhecida como a rocha sagrada e a entrada para a mesma faz-se através de uma porta que recebe o nome de propileos.
Acrocorinto, por outro lado, é o nome de uma elevação que funcionou como a acrópole de Corinto. No seu cume existiu um templo que, originalmente, prestou homenagem a Afrodite, passando depois a ser igreja e, mais tarde, uma mesquita.
De Acrocorinto podemos destacar, além do mais, que foi usada como acrópole até à Idade Média, que alcançava os 575 metros de altura e que, hoje, as suas ruínas se transformaram numas das mais impressionantes de toda a Grécia. Daí que sejam numerosos os visitantes que cada ano, sempre que visitam o país, não hesitam em dar uma saltada para a poder conhece a fundo.
Da mesma forma, também não nos podemos esquecer da chamada Acrópole de Lindos, que se encontra em Lindos, a Sul da ilha de Rhodes. Tem a sua origem no ano 100 a.C e, desde aquele momento, passa a ser um lugar fundamental no culto a Ateneia.
Actualmente, graças ao importante número de escavações que se tem realizado no seu território, tem sido possível descobrir uma grande variedade de objectos de grande valor histórico.
O Rally de Acrópole, por último, é uma tradicional competição automobilística que tem lugar nas montanhas da Grécia e cuja primeira edição foi disputada em 1951. Colin McRae, Sébastien Loeb, Carlos Sainz, Marcus Grönholm, Didier Auriol y Juha Kankkunen são alguns dos pilotos que se consagraram no Rally de Acrópole.