O abandono é o acto e o resultado de abandonar, isto é, deixar algo para trás. Escolar, entretanto, diz-se daquilo que está relacionado com a escola (o estabelecimento em que é fornecida a instrução).
Por conseguinte, o abandono escolar diz respeito à saída de um estudante de um estabelecimento de ensino antes do final do ano lectivo em que estava matriculado. Noutros termos, quando um aluno deixa de frequentar a escola, embora ainda não tenha completado a sua formação, está a fazer evasão escolar.
Este é um problema social. Aqueles que não completam o ensino obrigatório previsto por lei, não têm as habilidades necessárias para entrarem com sucesso no mercado de trabalho. Só podem esperar obter empregos informais ou precários, sem qualquer possibilidade de progressão/evolução. Pode-se dizer que estes indivíduos estão em desvantagem para com aqueles que completaram a sua escolaridade.
Para as crianças, o acesso à educação é um direito. Ao deixar a escola, a criança torna-se uma vítima. Além disso, devido à escolaridade obrigatória, os pais que permitem que uma criança abandone a escola são responsáveis por esta situação.
Geralmente o abandono escolar está relacionado com outras questões sociais. Há pais que, devido à falta de dinheiro, não têm meios para enviar a criança para a escola, pois não são capazes de assumir as despesas de viagem, alimentação, materiais de estudo, etc. Por sua vez, a necessidade de gerar renda leva os adultos a mandarem as crianças trabalhar. Então, assiste-se ao abandono. Para evitar isso, o Estado deve garantir o acesso da família a recursos materiais necessários para sobreviver e para a criança para completar os seus estudos.
Tem-se vindo a trabalhar seriamente no sentido de reduzir drasticamente números de abandono escolar. Há uma maior percentagem de homens do que de mulheres que optaram por deixar os estudos.
Os países europeus com números mais elevados deste parâmetro são a Espanha, a Roménia e Malta.
-No nível educacional é na universidade onde há menor taxa de abandono.
Existem inúmeros recursos para evitar que o fenómeno do abandono escolar ocorra, sendo os mais importantes os seguintes:
Ferramentas e recursos disponíveis para ajudar o aluno a estudar e a melhorar o seu desempenho académico.
-Campanhas lançadas pelas autoridades para aumentar a consciencialização sobre a importância da formação académica, tanto pessoal como no trabalho.
novas metodologias implementadas que ajudam a melhorar substancialmente o desempenho academico dos alunos.
-O união e trabalho cooperativo de toda a comunidade educativa, onde há pais envolvidos e professores e alunos.
-Projectos colaborativas para promover a formação, a aprendizagem e o desejo de treinar os alunos no sentido de conseguirem o futuro que querem.