Acreditação é o processo e o resultado de acreditar. Este verbo pode referir-se àquilo que é merecedor de crédito ou consideração, ou à acção de documentar de maneira homologada que alguém tem o direito de realizar uma determinada tarefa ou de permanecer num certo lugar.
Uma acreditação, por conseguinte, é um documento que testemunha do estatuto ou da posição de um indivíduo em assumir um cargo ou realizar uma função. Por exemplo: “Já iniciámos o processo para obter a acreditação de qualidade que outorga o Ministério do Interior”, “As instituições que queiram oferecer estes cursos têm de tramitar uma acreditação para com o organismo”, “A acreditação relativo ao evento terá lugar entre as 9 e as 9.30 horas”.
As acreditações são bastante importantes no âmbito do jornalismo. Trata-se, neste caso, de autorizações que entregam os organizadores de um evento para que os jornalistas possam ter acesso ao local do acontecimento e faz o seu trabalho, tirando fotografias, entrevistando os protagonistas e observando os factos para depois os comunicar.
Peguemos no caso da Taça do Mundo de Futebol. Os jornalistas que queiram aceder aos jogos, devem tramitar a sua acreditação junto da FIFA, organismo a cargo da organização do torneio. Deste modo, obtêm uma cédula que lhes permite entrar no campo de jogo, assistir às conferências de imprensa, etc.
Quando o conceito se refere a uma organização, a acreditação serve como prova de um nível de qualidade, médio de acordo com diversos parâmetros e avaliado por peritos.