O vocábulo latino additĭo chegou à nossa língua como adição. Trata-se do acto e do resultado de somar, complementar ou agregar algo. Por exemplo: “A adição de valor agregado aos nossos produtos é indispensável se pretendermos competir com as empresas estrangeiras”, “O deputado lamentou que a adição de orçamento para os hospitais não tenha sido aprovada pelo governo”, “O dianteiro uruguaio seria uma grande adição para a nossa equipa”.
Adição pode usar-se como sinónimo de soma: a operação aritmética que consiste em acrescentar quantidades até obter um resultado. Suponhamos que desejamos somar 4 e 8. Essa operação é uma adição cujo resultado é 12. Dito de outro modo: 4 + 8 = 12.
Aquilo que se acrescenta a um texto ou a outro tipo de obra também recebe o nome de adição: “O editor ficou conforme com o meu novo trabalho, mas pediu-me para fazer algumas adições para estender o último capítulo”, “A nota sobre a lavagem de dinheiro foi publicada ontem à noite com uma adição de último momento, uma vez que o juiz ditou o processamento dos três imputados”.
Na área da química, dá-se o nome de adição à reacção que implica uma combinação entre duas ou mais moléculas para o desenvolvimento de uma única. Neste sentido, pode-se falar de adição oxidante, adição electrofílica, adição nucleófila e outras.
Para a engenharia, a adição é um agregado que, quando se levam a cabo ligas industriais através de um processo de fusão, acresce-se a um metal base.