Amorfo é um adjectivo que deriva da língua grega e que faz referência àquilo que carece de forma fixa ou estável. Trata-se de unm característica que têm especialmente as substâncias em estado gasoso ou em estado líquido.
O amorfo está relacionado com a ausência de estruturas periódicas e ordenadas dos iões ou dos átomos. Neste sentido, existem sólidos amorfos como o vidro: as suas moléculas não apresentam uma disposição regular. Posto isto, o vidro adquire a forma do molde no qual se solidifica.
Vejamos o caso da água. Esta substância, cuja fórmula química é H2O, quando se encontra no seu estado líquido, é claramente amorfa: adapta-se à forma do recipiente que a contém. A água pode ser armazenada num recipiente rectangular, redondo ou triangular, só para citar algumas possibilidades. Quando a água se solidifica e se converte em gelo, ganha a forma do recipiente. Se colocarmos água numa forma com pequenos cubos e levarmos ao congelador, os cubos de gelo ficarão com uma forma quadrada.
As amebas, por outro lado, são microorganismos amorfos. Este protista unicelular não tem paredes celulares, uma particularidad que faz que a sua forma evolua constantemente e não seja estável.