Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de solene

$
0
0

Solene, cuja raiz etimológica nos remete para o latim solemnis, é um adjectivo que é usado para qualificar aquilo que é realizado com sumptuosidade, pompa ou bastante formalismo. Exemplos: “Num acto solene, o escritor foi declarado filho Ilustre da cidade”, “Por favor, não quero um festejo solene: prefiro algo informal”, “O governo organizou uma cerimónia solene para honrar a memória do ex-presidente”.

A solenidade (o acto solene) é aplicada em eventos de grande importância que, pela sua entidade, requerem de uma certa formalidade ou majestuosidade. Deste modo, o evento solene é organizado antecipadamente e é levado a cabo respeitando determinadas regras preestabelecidas, respeitando um protocolo.

Peguemos no caso de uma universidade que outorga um doctorado honoris causa a um músico famoso. Por ocasião da formatura do artista, organiza uma cerimónia solene à qual assistem as principais autoridades da instituição e é preparado um traje especial para que o novo doutor deslumbre. Após vários discursos, é entregue ao músico um diploma que acredita o seu doutoramento e é convidado a proferir algumas palavras diante da plateia.

O adjectivo solene também pode ser aplicado àquilo que é transcendental: “Tu e eu teremos um encontro solene esta noite”, “Acho que não podes deixar passar esta ocasião solene”.

Solene, por último, pode usar-se com sentido pejorativo para ressalvar algo: “A explicação que me deste és uma solene estupidez”, “Pensar que este problema se pode resolver com pouco dinheiro és um solene despropósito”.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441