Um sistema é um conjunto de elementos que desenvolvem interacções e que se mantêm interrelacionados entre si. Quanto ao termo ósseo, podemos dizer que se refere àquilo que está relacionado com os ossos (as estruturas rígidas que compõem o esqueleto dos animais vertebrados).
A noção de sistema ósseo, por conseguinte, faz menção ao conjunto de ossos que formam o esqueleto. O ser humano dispõe de um sistema ósseo formado por 206 ossos que crescem e se desenvolvem na infância e na adolescência. Graças a estes ossos, as pessoas podem permanecer de pé e deslocar-se.
A função de um sistema ósseo, deste modo, é sustentar o corpo, permitir a locomoção e proteger os órgãos. Os ossos que constituem o sistema estão unidos através de articulações e são compostos por células conhecidas como osteócitos. As cartilagens, por sua vez, permitem que os ossos não se juntem.
No caso dos humanos, é habitual que o sistema ósseo se divida em dois sectores para o seu estudo: o esqueleto axial (formado pelos ossos que se encontram no eixo e que se encarregam de suportar o peso corporal e de prestar protecção aos órgaos) e o esqueleto apendicular (os restantes ossos).
Todos os mamíferos apresentam um sistema ósseo interno; isto é, com um endoesqueleto. Os ossos nestas espécies encontram-se no interior do corpo. Os artrópodes, em contrapartida, têm um sistema ósseo externo ou exoesqueleto: as suas peças duras encontram-se fora do corpo e protegem, isso sim, os órgãos que estão no interior do organismo.