Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de sapiência

$
0
0

Um termo grego derivou no latim sapientĭa e este, no conceito de sapiência. A noção é usada como sinónimo de sabedoria. Exemplos: “Com o passar dos anos, o volante argentino perdeu capacidade atlética, mas ganhou sapiência e hoje entende o jogo melhor do que ninguém”, “Espero ter a sapiência necessária para dirigir esta empresa”, “O dinheiro não compra sapiência”.

A sapiência pode adquirir-se de diversas maneiras. Em geral, está associada aos conhecimentos que se obtêm com a experiência. Peguemos no caso de um homem que se dedica à pesca.

Sempre que as condições meteorológicas assim o permitem, esta pessoa entra na sua lancha e sai para atravessar um lago para capturar peixes. Há quarenta anos que este homem realiza esta actividade: posto isto, actualmente tem a sapiência necessária para interpretar sinais do clima e saber quando deve embarcar e quando regressar; sabe, dependendo da cor da água, onde estão os cardumes; etc.

É possível desenvolver sapiência, por outro lado, através do estudo e da formação. Se uma mulher estiver a frequentar o curso de Sociologia numa universidade, assiste a congressos e debates da área e lê livros de grandes sociólogos da história, estará a forjar a sua sapiência.

É importante destacar que não existe um momento exacto ou preciso para determinar quando uma pessoa se torna sábia (isto é, tem suficiente sapiência para ser considerada como tal). Se pegarmos num dos exemplos anteriores, não há um dia no qual o pescador aprende tudo de repente e passa a transformar-se num especialista.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441