O primeiro significado do adjectivo acolhedor diz respeito àquilo ou àquele(a) que acolhe. O verbo acolher, por sua vez, alude a cobiçar, amparar ou receber com afecto.
Exemplos: “Muito obrigado, passei uma noite muito agradável: forma anfitriões muito acolhedores”, “Ao chegarmos, ficaremos alojados num hotel antigo mais acolhedor”, “É um povo acolhedor, com habitantes solidários”.
Uma pessoa acolhedora é amável, de trato agradável. Estes indivíduos caracterizam-se por serem afectuosos e por se preocuparem com o bem-estar do outro. Um homem, ao saber que o seu vizinho atravessa um mau momento anímico, convida-o para ir à sua casa ver um jogo de futebol e propõe-lhe que fique a jantar com a sua família. Durante o tempo todo, mostra-se interessado nos problemas do vizinho e tenta ajudá-lo para que se sinta bem. Pode-se dizer, deste modo, que é um sujeito acolhedor.
Quando o adjectivo é aplicado a um lugar, diz respeito à comodidade que outorga e à sua ambientação. Por norma, os espaços considerados acolhedores são aqueles que proporcionam calor e que fazem com que as pessoas se sintam bem, confortáveis e tranquilas. Um restaurante que tem poucas mesas, utiliza velas na sua iluminação e põe música a tocar no salão com jazz a baixo volume, pode ser considerado acolhedor. Pelo contrário, um restaurante massivo, cheio de gente que grita e com a música nas alturas, não será nunca mencionado como acolhedor devido às suas características.