Preparação é a consequência de preparar algo (dispô-lo com um determinado fim, elaborá-lo). A noção de física, por sua vez, admite várias acepções: neste caso, interessa-nos a sua utilização no que diz respeito ao corpo e ao organismo.
A preparação física, por conseguinte, é o treino que faz uma pessoa para estar em condições de realizar uma certa actividade. Através de determinados exercícios e de uma alimentação saudável, um indivíduo pode “preparar” o seu corpo para um determinado desafio.
Exemplos: “O presidente do clube está irritado com o encarregado da preparação física dos jogadores”, “Acho que a minha preparação física para uma corrida deste tipo é deficiente”, “Investi oito meses na preparação física antes de escalar a montanha”.
Ainda que seja possível realizar exercícios físicos para estar em boa forma a nível geral, cada actividade desportiva requer uma preparação física diferente. Dependendo da modalidade, o desportista deverá potenciar a sua capacidade aeróbica, a força dos seus braços, a sua velocidade, a sua elasticidade, etc.
Ao especialista encarregue de desenhar e dirigir a preparação física dá-se-lhe o nome de preparador físico. Os clubes de futebol têm um preparador físico que se dedica a dirigir os treinos no que diz respeito aos exercícios para melhorar e proteger o estado dos jogadores.
A nível profissional, é bastante difícil um desportista competir com êxito quando carece de una boa preparação física. Um pugilista com uma preparação física deficiente, só para citar uma possibilidade, terá movimentos lentos e irá cansar-se rapidamente.