Politécnico é um adjectivo que menciona aquilo que está relacionado com diversas disciplinas artísticas ou científicas. Habitualmente, o termo é usado para denominar um tipo de estabelecimento de ensino.
Os institutos politécnicos são escolas de nível superior direccionadas para a formação tecnológica dos seus alunos. As suas origens remontam ao século XVIII, embora se tenham tornado célebres a partir da Segunda Guerra Mundial. Os politécnicos podem inclusivamente ser universidades e formar engenheiros embora as suas características dependam de cada país.
Um exemplo de politécnico é o Instituto Politécnico Nacional de México, que abriu as suas portas em 1936. Actualmente, desenvolve cerca de 300 programas educativos com 160.000 estudantes. Este instituto oferece educação média superior, educação superior e pós-graduação para além de desenvolver diferentes actividades de investigação.
É importante mencionar que alguns institutos politécnicos oferecem cursos externos que estão abertos à comunidade em geral. Isto significa que é possível matricular-se nestes cursos sem ser um aluno regular do politécnico em questão. Ao completar o curso, é hábito a instituição entregar um certificado que serve para testemunhar que a pessoa participou no curso.