Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de pop

$
0
0

Pop é um termo inglês que deriva de popular. Trata-se de um adjectivo que é aplicada à arte, sobretudo à musical, orientado para o consumo em massa graças às suas características. Em geral, as criações pop são simples e superficiais, o que permite uma assimilação imediata por parte das pessoas.

A música pop, posto isto, é formada por composições simples de fácil comercialização. Costumam ser temas breves, com um refrão que se repete e que é simples de recordar, sem grandes fragmentos instrumentais.
Nas suas origens, o pop era entendido como aquilo que se opunha à música culta ou de elite, como a ópera. Ao longo dos anos, a música pop tornou-se um género independente, apesar das suas características bastante diversas.

Pode entender-se a música pop como uma versão suavizada do rock, que costuma incluir elementos electrónicos e da música disco. As suas letras são geralmente superficiais, sem o conteúdo de protesto que o rock apresenta em muitas oportunidades. É importante ter em conta, no entanto, que há bandas pop cujas canções apresentam conteúdos sociais.

Michael Jackson e Madonna constam entre os cantores pop de maior êxito da história. Estes artistas não só se destacam pela sua música, mas também pelos seus passos de dança, os seus telediscos e a sua aparência.

No que diz respeito à arte pop, é aquela que reinterpreta elementos da publicidade, as historietas, o cinema e os objectos de uso diário para criar quadros ou outras manifestações artísticas. O Norte-americano Andy Warhol (1928-1987) é o máximo expoente deste movimento.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441