Pot-pourri é uma expressão francesa que, na nossa língua, diz respeito à mistura ou à combinação de elementos que são diferentes entre si. A partir deste significado, a noção pode ser usada em diversos sentidos.
Exemplos: “O juiz justificou a sua decisão com base num pot-pourri de artigos jornalísticos”, “Esta noite, vamos jantar um pot-pourri de sobras dos últimos dias”, “O canal completará a sua programação com um pot-pourri de séries e filmes antigos”.
No plano da música, conhece-se pelo nome de pot-pourri à união de diversos fragmentos que correspondem a distintas canções. Deste modo, cria-se uma nova canção ou sequência musical que é recebida pelo ouvinte como uma unidade. Este pot-pourri pode ser chamado de medley ou mix: “O cantor mexicano terminou o concerto com um pot-pourri de boleros”, “Durante os festejos pelo campeonato, os jogadores dançaram ao ritmo de um pot-pourri de sambas”.
A combinação de espécies, plantas e flores secas que se utiliza com o intuito de aromatizar um ambiente também se denomina pot-pourri. Este pot-pourri pode ser formado por lavandas, rosas, jasmins e diferentes fragmentos de madeiras, colocando-se num saco (ou numa bolsa) ou dentro de um vaso.