Quantcast
Channel: Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441

Conceito de praga

$
0
0

Conhece-se pelo nome de praga a irrupção súbita e multitudinária de insectos, animais ou outros organismos de uma mesma espécie que provoca diversos tipos de prejuízos. O conceito, porém, pode ser entendido de diferentes maneiras.

A aranha vermelha, a formiga e o pulgão são algumas das pragas que podem afectar as plantas. Quando registadas a grande escala e afectam cultivos, este tipo de praga pode destruir colheitas inteiras e impedir o normal desenvolvimento da agricultura. Para evitar que uma praga afecte uma planta, é necessário recorrer a insecticidas, que são substâncias que afastam ou eliminam as espécies integrantes da praga.

Também se pode chamar praga ao avanço de uma doença numa determinada região. Uma bactéria ou um vírus que infectam um número cada vez maior de pessoas numa cidade ou num país podem provocar uma praga. É possível ler, neste sentido, que a Europa sofreu no século XIV as consequências da praga negra (ou peste negra).

Em alguns âmbitos, até se chega a falar de praga humana em referência às consequências negativas da superpopulação no planeta. A quantidade de pessoas, vinculada às tendências de consumo, fazem que o ser humano aja como uma praga e provoque danos sérios para o Ambiente.

Em sentido figurado, pode qualificar-se de praga uma catástrofe ou uma tragédia que afectam uma população ou um território. Exemplos: “O desemprego é uma praga difícil de combater”, “O sequestro transformou-se numa praga para esta cidade”.

Por fim, com letra maiúscula (Praga), é o nome da capital da República Checa.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 2441