A noção de parto é usada para designar o processo e o resultado de parir (dar à luz). O parto, por conseguinte, marca o final de uma gravidez e o nascimento da criatura que se desenvolve no útero da sua mãe.
Exemplos: “O trabalho de parto durou sete horas”, “Foi um parto complicado porque o bebé estava enredado com o cordão umbilical”, “A mãe do cantor faleceu no parto”.
Pode-se dizer que o parto supõe o começo da vida de um indivíduo. A partir do nascimento, depois de tudo, começam a contar-se os anos que vive uma pessoa (a data do parto, efectivamente, é o dia de aniversário). Porém, no que toca à concepção filosófica ou religiosa que se considere, há quem seja da opinião de que a vida começa antes do parto.
No caso dos seres humanos, quando o parto ocorre de forma natural, o processo começa a partir de um alargamento do colo uterino. O bebé começa então a descender até ser iluminado, quando sai do corpo da sua mãe através da vagina.
Outra possibilidade é que o parto aconteça de maneira induzida, através de uma intervenção cirúrgica na região abdominal da mãe. Neste caso, o parto recebe o nome de cesariana e permite minimizar possíveis inconvenientes de saúde para a mãe ou o menino.
Convém destacar que parto também é uma conjugação do verbo partir (separar ou dividir uma coisa; ir para outro sítio): “Amanhã, parto para a Nova Zelândia para fins de trabalho”, “É melhor não fazer mais força com esta ferramenta ou ainda parto o parafuso…”.